em

Um erro de RoadBook podia ter terminado a carreira de Joaquim Rodrigues Jr

Já passaram algumas semanas do grande acidente de Joaquim Rodrigues Jr no Dakar 2018, mas o piloto tem agora um grande desafio pela frente.

Depois do sucedido, muito se falou sobre o que tinha provocado aquela violenta queda. Um erro de navegação, ou um perigo não assinalado? Esta foi a grande questão que fez correr muita tinta, e que o piloto de Barcelos esclareceu recentemente.

ActionCam GearBest

Ainda durante a prova, um outro piloto veio falar sobre a má leitura de Joaquim Rodrigues Jr do terreno, mas a publicação que o português fez recentemente, esclarece tudo. Era apenas uma pequena etapa com pouco mais de 30km, e os pilotos vinham quase com o RoadBook memorizado. Aquela zona, seria de perigo três, e não foi assinalado o perigo, nem foi referenciado no briefing efetuado antes da etapa. Isso mesmo é visível na foto publicada pelo atleta da HERO, que mostra o RoadBook na zona do acidente. ( ver no fundo da noticia )

Assim, dos pilotos mais rápidos, apenas Kevin Benavides tinha passado antes de J-Rod, piloto que se apercebeu do perigo, mas que mesmo assim ficou surpreendido com o facto de não estar assinalado. Quando Rodrigues se aproximou da zona, vinha muito depressa, ainda tentou abrandar, mas já não conseguiu, tendo a aparatosa queda que foi vista por todo o mundo. Foi um grande susto para todos, com o piloto a ficar inanimado, sendo transportado para o hospital onde ficou vários dias.

O aparato que provocou a queda, acabou por alarmar os pilotos que se seguiam, que mais tarde vieram defender Joaquim Rodrigues Jr, por não haver perigo assinalado naquela zona.

Contudo, J-Rod fraturou uma vertebra e tem agora uns longos meses de recuperação, esperando-se que recupere a 100%, mas onde podia ter ficado numa situação muito mais complicada.

Uma boa aprendizagem para o futuro, especialmente para a organização, pois o Dakar 2018 ficou marcado por demasiadas lesões! Fica a imagem do RoadBook.

Ethen Goggles

AMA SX – Como estão as contas do campeonato?

Max Anstie prepara temporada 2018