em

Luís Oliveira é Campeão, no dia da primeira vitória de Rui Gonçalves

Rui Gonçalves - Foto de One Shot Foto

Valpaços acolheu a derradeira ronda do Campeonato Nacional de Enduro, com um percurso de verdadeiro Enduro e três especiais de grande qualidade.

Uma prova bastante exigente fisicamente, que acabaria por ser encurtada 2º dia de prova.

ActionCam GearBest

Luís Oliveira e Diogo Ventura tinham aqui a disputa final pelo título, com Rui Gonçalves a aparecer para “baralhar” as contas.
E foi mesmo Rui Gonçalves a vencer. No primeiro dia o piloto da Yamaha dominou todas as passagens na CT, conseguindo igualmente ser o mais rápido numa das XT, parece levar a melhor com 2.06s sobre Luís Oliveira, também ele muito rápido ao longo de todo o dia. Diogo Ventura estava um pouco debilitado com uma lesão no joelho, mas andou perto dos dois da frente, terminando isolado em 3º.
Gonçalo Reis levou a melhor numa animada disputa com João Vivas.
Diogo Vieira venceu em E1, seguido por Tomás Clemente e Fernando Ferreira. Nota ainda para João Lourenço, 7º da geral primeiro dia.

No domingo havia ainda a disputa pelo título, com tarefa difícil para Ventura, mas não impossível. Rui Gonçalves cometeu um erro logo na primeira XT, perdendo muito tempo para a frente. Oliveira liderou, com Ventura muito perto, a fazerem uma grande corrida. Em modo de recuperação vinha Rui Gonçalves, que foi ganhando tempo nas CT´s, que lhe valeu mesmo a grande vitória, com os 5 segundos ganhos na última especial a serem determinantes.
Luís Oliveira foi 2º, mas fez o que precisava de fazer, sagrando-se Campeão Nacional de Enduro, neste seu regresso a Portugal, depois de ter estado no Brasil em 2017.
Vivas conseguiu bater Gonçalo Reis, com Diogo Vieira logo atrás, e a sagrar-se Campeão Nacional de Elite 1. João Lourenço, Tomás Clemente e Fernando Ferreira completaram a classificação Elite.

Nuno Oliveira foi o grande campeão da categoria Open, mesmo não alinhando no segundo dia por lesão. Nesta prova foi Ricardo Wilson a conquistar a sua primeira vitória nesta classe, seguido por Luís Fernandes, que esteve igualmente em bom plano, com Fernando Sousa Jr e Marco Correia logo a seguir.

Nas classes Verdes, nota muito positiva para a grande prova de Rodrigo Belchior. O piloto da KTM esteve ao ritmo dos pilotos Elite e não deu hipóteses na classe Verdes 1, onde foi igualmente o vencedor do Troféu 2018. João Rafael e Rui Fernandes foram 2º e 3º.
João Moura regressou aos triunfos em Verdes 2, onde Diogo Parente foi 2º e conseguiu assim os Troféus Verdes 2 e Verdes Absoluto. Grande campeonato para o jovem piloto da TM. Vasco Quaresma completou o pódio.
Nuno Cação terminou com mais uma vitória em Verdes 3 e também a conquista do Troféu 2018. José Pinto e Pedro Acabado completaram o pódio.

Nuno Freitas sagrou-se Bi-Campeão Nacional de Veteranos, levando a melhor nos dois dias de prova, seguido pelo sempre rápido João Nobre e por João Moreira.

Pedro Sarreira foi Campeão Super Veteranos, vencendo em Valpaços na frente de Paulo Moreno e Abílio Soares.
Rita Vieira deu o tudo por tudo e venceu em Valpaços, sendo que no primeiro dia a diferença foi de apenas 0.02 segundos. Joana Gonçalves acabou por levar o seu primeiro título de Campeã Nacional de Enduro, com Bruna Antunes a ficar com o degrau mais baixo do pódio.

Nota ainda para Miguel Antunes, a conseguir completar a prova na classe Vintage, na prova mais dura do ano.

Ficou assim completo o Nacional de Enduro 2018!

RESULTADOS COMPLETOS

Ethen Goggles

Josh Hill – Quadruplo – Vídeo

SX começa em Paço dos Negros