em , , ,

Influenciadores Digitais no Mundo das Motos!

Sim, a cada dia aparecem novas profissões, novas formas de ganhar a vida, e atualmente já podemos dizer que há um novo “tipo” de pilotos.

Pilotos de Motocross, Enduro ou Todo-o-Terreno, profissionais, já se conhece há muito, mas nestes tempos, têm aparecido novas formas. Alguns foram-se especializando só numa modalidade, e talvez McGrath tenha sido um desses pilotos que mais marcaram estas opções, quando decidiu ter contrato só de Supercross, na altura que era o grande dominador.
Há também aqueles que se dedicam a pilotos de testes, para testar e desenvolver motos, e há poucas décadas para cá, apareceram os profissionais de FreeRide.
Na altura, foi “estranho” perceber que havia pilotos a ganhar a vida, sem fazer competição. Grande parte deles dedicavam-se ao Freestyle, mas outros eram mesmo só FreeRide. Os vídeos no tempo das VHS, e mais tarde as novas tecnologias, deram evolução a este mundo, e agora parece que está aí algo NOVO.

Há muito que se fala em Youtubers, ou Influenciadores Digitais, que basicamente são pessoas que se “especializam” em determinada área, publicam conteúdos, e geram milhões de visualizações!

E agora sim, já temos especialistas das redes sociais, dentro do mundo das motos! São vários os casos de pilotos que se evidenciam mais nestes mundos, mas há mesmo quem praticamente faça disto a sua grande forma de trabalho.

Vamos pensar por exemplo em Brett Cue. Tentou uma carreira de piloto, tinha imenso jeito, super técnico, mas nunca vingou na competição. As suas qualidades saltaram à vista num teste da Motocross Action, que mais tarde o “usou” nas suas fotos.
Mas foi nas redes sociais, que o #365 ganhou maior fama. Publicando vídeos espetaculares, com muitos whips, e condução daquela que todos sonham, foi ganhando seguidores, visualizações, e grandes patrocinadores. As marcas perceberam que aparecer nas Redes Sociais era sem dúvida uma ótima maneira de divulgar, e começaram a apostar nesta forma de “mostrar”. É fácil perceber que com mais de 250 mil seguidores no Instagram, cerca de 50 mil no Facebook, mais 12 mil no Twitter, sempre que publica algo, vai gerar milhares ou mesmo milhões de visualizações, que representa um ENORME retorno para os seus patrocinadores! Tudo isto, sem fazer corridas…

Há muitos mais pilotos, que usam as redes sociais para fortalecer a sua imagem, sendo que alguns desses são também fortes na competição. Olhemos para o caso de Graham Jarvis, bem-sucedido no Hard Enduro, mas também com muitas visualizações na Internet!
Carson Brown tem também “incendiado” o Instagram com vídeos que todos adoram ver vezes sem conta! Quer seja de 125cc, 2504t, Pit-Bike, Moto Clássica, ele cria vídeos fantásticos, e torna-se viral na Internet. Também faz competição, mas é claramente neste mundo digital que mais se evidencia.

 

Agora falamos do caso mais FORTE, dentro deste mundo. Axell Hodges! Fez uma carreira bem-sucedida nas categorias amadoras, e foi um dos bons pilotos do Arenacross. Apesar de ser forte na competição, o seu grande momento veio, nas REDES SOCIAIS. Quando pensamos na Kawasaki #96, vem à cabeça aquelas coisas que imaginávamos quando estávamos a sonhar, a jogar Playstation, ou com as motos da Playmobil quando tínhamos 10 anos… Mas a verdade, é que Axell Hodges torna grande parte desse imaginário, realidade. Assim, ele criou uma imagem MUITO FORTE, e hoje é dos maiores influenciadores / youtubers / vlogers neste mundo OffRoad.
A tudo isto, hoje já junta medalhas de ouro nos X-Games, muitos Shows do Monster Tour, e claro, muitos patrocinadores!
Em termos de Redes Sociais, tem um impressionante registo de mais de meio milhão de seguidores no Instagram, 80 mil no Facebook e mais uns largos milhares no Twitter. Ou seja, quando publica algo, são Milhões e Milhões de visualizações garantidas! Por isso, marcas como a Monster Energy, Seven, Kawasaki, etc etc, apostam em força no seu nome.

Parece que está criada e lançada esta nova forma de fazer uma carreira, em cima de uma mota, mas sempre com uma câmara por perto, e a procurar muitos seguidores!

Ethen Goggles

Hugo Basaula no top10 do SX Tour

Selecções para o ISDE definidas